sexta-feira

Região debate criação de usina de energia com lixo

Diminuir gastos da administração pública com o processo de destinação final de resíduos sólidos e proteger o meio ambiente, evitando a emissão de gases estufa na atmosfera e proliferação de doenças.
Esses são alguns dos fatores que motivaram o debate promovido pela Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) com a empresa espanhola Redsol Energy, que apresentou ontem na Câmara de Vereadores uma proposta para implantar na região uma usina de processamento de lixo.
O projeto já é amplamente difundido na Europa e Ásia, e Santa Catarina possui um lixo com qualidade alta para a geração de energia. Com a usina, todos os resíduos urbanos (exceto o hospitalar) seriam transformados em energia limpa, através de uma turbina movida a gás metano, produzido a partir do lixo orgânico.
Segundo o diretor da Redsol Energy, Valmir Roberto Silva, se aprovado o projeto, os custos da implantação da usina, que podem chegar até US$ 100 milhões, serão de inteira responsabilidade da empresa privada. “A prefeitura do local escolhido para abrigar a usina só teria os gastos com o trabalho de coleta. Todo o processo final seria feito por nós, para a venda de energia”, explica Valmir. A Celesc já demonstrou interesse na compra da energia produzida pela usina.
A empresa espanhola enviará uma carta-proposta à Amvali, que irá reunir as prefeituras de Jaraguá do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá, que devem dar uma resposta à empresa se há interesse em desenvolver um projeto de estudo. Se aprovado, a empresa levará de dois a três meses para apresentar a proposta que vai indicar o melhor local para a instalação da usina.
A política nacional dos resíduos sólidos urbanos prevê o prazo até 2014 para os municípios estabelecerem uma alternativa sustentável ao lixo não reciclável. Hoje, a região encaminha o lixo produzido para os aterros
sanitários de Mafra e Brusque


http://www.amvali.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário