quinta-feira

O Meio ambiente em São Paulo

Os prefeitos Jorge Abissamra, de Ferraz de Vasconcelos, e Abel Larini, de Arujá, estiveram em reunião na tarde desta terça-feira, 23, para tratar da transição da AMAT (Associação dos Municípios do Alto Tietê) para o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

Durante a reunião eles definiram que convocarão todo o Conselho de Prefeitos (formado pelos chefes do Executivo dos 10 municípios da região e de Guarulhos) para uma reunião na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, às 10h00, na sede da AMAT/Condemat, em Suzano.

O evento marcará a transformação definitiva da AMAT em Condemat, assim o consórcio poderá apresentar projetos para melhorar a infraestrutura das cidades que representa e receber recursos do Estado e da União.

Segundo Abissamra, no decorrer da reunião explicou ao prefeito Abel que a associação não possui dívidas e que atualmente "a Amat possui R$ 52 mil em caixa, aproximadamente". Disse ainda que o Condemat receberá como doação a instalação e todos os móveis que hoje fazem parte da AMAT.

Questionado sobre a possibilidade dos prefeitos de Poá, Francisco Pereira de Sousa (o Testinha), e de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho, (o Armando da Farmácia), se ausentarem do evento, já que não formalizaram a participação no consórcio, Abissamra frisou que "foram todos convocados".

Ele adiantou que mesmo após deixar a presidência da AMAT continuará tendo atuação efetiva no consórcio. "Fui escolhido para presidir a Comissão de Discussão para Soluções de Resíduos Urbanos para buscar soluções para a questão de resíduos urbanos, sendo este um tema que preocupa todo o Alto Tietê", disse Abissamra.

Num balanço de sua gestão, Abissamra lembrou que as três metas que propôs foram alcançadas: instalação de uma sede para a associação, a integração dos municípios com o Governo Federal, que aconteceu na cidade de Guarulhos em junho de 2009 e a formação do consórcio dos municípios do Alto Tietê, o CONDEMAT.

O Condemat deverá promover um representativo Fórum Regional, com a Adrat, Acat, Sebrae, Ciesp e deputados da região, para definir as ações junto aos governos que assumem em janeiro. O início dos trabalhos do consórcio é aguardado desde junho e foi adiado por conta do período eleitoral.

Solução para o lixo

Em coletiva de imprensa realizada na sede da AMAT, em Suzano, na manhã desta quarta-feira, 24, Abissamra apresentou o resultado de sua ida à Coreia do Sul e à Palma de Mallorca, na Espanha. O prefeito ferrazense e integrantes da entidade foram buscar novas tecnologias para solucionar a destinação do lixo na região.

Sobre Seul, Abissamra relatou que visitou o complexo da Forcebel, que constroi e implementa as usinas de tratamento de resíduos. Em Palma de Mallorca, a visita foi a um ecopolo, que reúne várias industrias, inclusive de reciclagem e reaproveitamento do lixo.

Eles visitaram empresas que vendem equipamentos capazes de transformar lixo em energia elétrica e Abissamra afirmou que pretende instalar uma usina de produção de energia à base de resíduos em Ferraz, para atender também as cidades vizinhas.

Dentro de alguns dias será aberta uma licitação para que empresas possam instalar uma destas usinas de transformação e recuperação de lixo, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, que deverá atender outros três municípios do Alto Tietê. A área destinada é de 100 mil m², no início, para até 700 mil m², com um investimento de R$ 220 milhões em dois anos.